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Abrir uma empresa: 9 Dicas de tudo o que é necessário

Abrir uma empresa ainda é um processo com diversas burocracias que devem ser cumpridas para você se tornar o verdadeiro empreendedor formal. Vale a pena seguir cada detalhe no sentido de evitar futuros transtornos e problemas fiscais.

Você quer abrir um negócio no Brasil? Almeja saber quais documentos são necessários? Deseja compreender todas as regras para reunir documentações antes de iniciar o processo da abertura do empreendimento? Então, acompanhe as palavras abaixo e veja um passo a passo completo:

1: Informações iniciais para abrir empresas

Pesquise para saber se já não existe uma empresa com nome idêntico ao escolhido para seu novo negócio e que realiza atividades semelhantes. É preciso informar estes dados iniciais à junta comercial.

Acesse os sites do governo estadual e da prefeitura no município ao qual você pretende abrir uma empresa, as cidades às vezes têm regras diferentes.

2: Registro legal para abrir um negócio

Cartório de Registro ou Junta Comercial. Escolha um dos dois locais para registrar a criação do novo negócio. Geralmente é preciso apresentar documentações como contrato social e documentos pessoais de cada participante da sociedade.

No contrato social para abrir uma empresa devem ser informados alguns dados: Descrição de cotas ou aspecto societário, interesse das partes e objetivos da empresa. Um advogado deve assinar o documento, exceto no caso da abertura de pequenas ou médias empresas.

3: Arquivamento do ato constitutivo

Depois que a análise dos dados iniciais é concluída existe a necessidade de você apresentar mais documentos para arquivar o ato com as informações constituídas do empreendimento:

  • Ficha de Cadastro Nacional (FCN) em uma via com os modelos 1 e 2;
  • Requerimento padrão em uma via;
  • Comprovação do pagamento de taxas via DARF;
  • Cópia autenticada de CPF e RG dos sócios ou do titular;
  • 3 vias do contrato social.

Conforme cada município existem variações sobre o tempo de abertura e os valores das taxas. Após o registro estar completo você recebe um Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE).

4: Registro do CNPJ para abrir uma empresa

Este registro acontece via Documento Básico de Entrada – documentação que você pode baixar direto do site da Receita Federal. Preencha a solicitação e envie as documentações à Secretaria da Receita Federal via Sedex ou de forma pessoal.

Não esqueça de preencher as atividades, com uma principal e outras secundárias – estes dados são usados para tributação, fiscalizações, entre outros procedimentos legais.

5: Inscrição Estadual para abrir uma empresa

Negócios que trabalham com vendas ou fabricação de produtos requerem Inscrição Estadual, assim como empreendimentos de serviços, indústria e comércio no setor de transporte.

É um registro na Secretária Estadual da Fazenda e serve como matrícula ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Solicite a documentação na internet, de preferência junto ao contador com senha de acesso para solicitar a inscrição.

Para se cadastrar apresente documentos como:

  • Em 1 via o Documento Complementar de Cadastro (DCC);
  • Em 3 vias o Documento Único de Cadastro (DUC);
  • RG dos sócios;
  • CPF dos sócios;
  • Cópia de alvará de funcionamento (em alguns municípios a Inscrição Estadual pode ser retirada antes do alvará);
  • Cópia do CNPJ;
  • Cópia original ou autenticada do comprovante de residência dos titulares;
  • Cópia do Ato Constitutivo é necessária às empresas com mais de 90 dias de nascimento;
  • Cadastro fiscal do contador;
  • Certidão simplificada da Junta;
  • Comprovante ISS.

6: Inscrição Municipal para abrir uma empresa

Alguns tipos de empresas também precisam do Registro Municipal, caso, por exemplo, dos negócios de prestação de serviço.

Em algumas regiões estaduais esta inscrição acontece junto aos passos de abrir uma empresa na Junta Comercial. Caso isto não ocorra é preciso visitar a prefeitura para realizar o processo.

O Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI) é indispensável aos edifícios e às áreas de riscos, concedido depois dos bombeiros analisarem a edificação.

Estabelecimento que presta serviços ou é industrial e comercial requer alvará de funcionamento do município. A solicitação pode ser feita na prefeitura com os seguintes documentos (variáveis de acordo com cada cidade):

  • Laudo de vistoria quando necessário;
  • Cópia do Contrato Social;
  • Cópia do CNPJ;
  • Consulta de endereço aprovada;
  • Formulário fornecido pela própria prefeitura preenchido corretamente.

7: Previdência Social

Até quando a empresa trabalha apenas com um funcionário é preciso se inscrever na Previdência Social. Esta etapa para abrir uma empresa serve ao negócio estar apto a pagar os tributos e as obrigações trabalhistas, além de poder contratar ou dispensar funcionários, legalmente.

Siga a uma agência do INSS e cadastre sua empresa. Este cadastramento dura no máximo 30 dias para ser concluído.

8: Emissão de notas

O passo final de abrir uma empresa é ir à prefeitura da sua cidade e solicitar autorização para autenticar livros fiscais ou emitir notas. Quando este aparato fiscal for concluído sua empresa vai estar pronta para começar a trabalhar em conformidade aos olhos legais.

Não esqueça de organizar o fluxo de caixa em um sistema fácil de conferir para contabilizar a renda bruta, isto facilita até para realizar a declaração do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica).

9: Dinheiro para investimento

Óbvio que se você irá abrir uma empresa você precisará de capital para investir no mesmo. Para isso você poderá conseguir seu patrimônio de várias maneiras, guardando, empréstimo, investindo e etc.

Para saber como conseguir um empréstimo clique aqui.

Essa parte será a crucial para que seu negócio encaminhe, pois sua renda que irá trazer a qualidade de sua nova empresa.