fbpx

Aplicativo de finanças: Saiba como escolher o melhor!

Um aplicativo de finanças é desde simples calculadoras até verdadeiras plataformas inteligentes para gerenciar orçamentos da sua casa ou empresa. Hoje existem diversas opções de apps do gênero, algumas excelentes, outras de baixa qualidade.

Vai baixar um dos aplicativos para controle financeiro e ocupar mais do precioso espaço de armazenamento no seu telefone, PC ou notebook? Antes descubra algumas dicas para analisar melhor as ofertas. Desta forma é fácil escolher uma opção que preenche as suas preferências técnicas realmente.

Ao buscar o melhor aplicativo de finanças para gerenciar seu dinheiro considere as 5 dicas adiante:

 

1: Inicie com um objetivo específico

Aplicativos de finanças são ferramentas virtuais. Os principais modelos têm informações, orientações e assistência. Tente determinar quais desafios específicos você deseja que o recurso tecnológico ajude a resolver.

Não existe uma aplicação financeira capaz de realizar todos os tipos de controle financeiro da humanidade. Em geral os apps de finanças trabalham com ofertas específicas para controlar coisas como:

  • Orçamento doméstico
  • Orçamento corporativo
  • Viagens domésticas ou a negócios
  • Pontuação de crédito
  • Gastos de frotas
  • Entre outras centenas de exemplos

2: De olho nas vantagens e desvantagens do aplicativo de finanças

Pesquise nos sites oficiais dos fornecedoras de aplicações para entender os possíveis benefícios e as desvantagens.

É importante verificar se o aplicativo de finanças possui os recursos que você deseja antes do tempo gasto no sentido de salvar e configurar uma conta.

A opção precisa ser compatível com o sistema operacional do seu dispositivo móvel. Talvez você também busque um aplicativo de finanças acessível ao computador de mesa. Uma tela maior é excelente para alguns programas financeiros robustos repletos de gráficos e recursos de inteligência artificial.

Considere se você deseja vincular o aplicativo a bancos, corretoras ou outras contas financeiras para acessar informações automaticamente.

Exemplos de aplicativos financeiros populares

Entre as melhores aplicações se destacam:

3: Investigue a reputação do app ou dos provedores

Há soluções fornecidas pelas principais instituições financeiras. Isto não quer dizer que as empresas menos conhecidas sejam dispensáveis, desde que você investigue, teste e revise os resultados antes da contratação de um plano Premium.

Pesquise a data de criação e as revisões de outros usuários publicadas em sites ou fóruns de notícias imparciais.

Leia os comentários na loja de aplicativos ou até em sites como Reclame Aqui, que, embora não tenha validade jurídica é uma interessante fonte informativa.

Concentre os olhos nos comentários positivos e negativos. Saber o que as pessoas não gostam em um aplicativo de finanças ajuda você a se orientar na busca da melhor oferta.

4: Testes e pacotes

Faça download para experimentar. Há apps financeiros grátis, assim o único investimento está no tempo de salvar.

Certos aplicativos de orçamento e gastos financeiros exigem uma taxa única para download, outros cobram assinatura mensal ou anual, a grande parte oferece testes gratuitos de 30 dias.

Se você optar por um aplicativo de finanças pago analise antes o custo ao longo prazo e as políticas de cancelamento do serviço, principalmente para saber se precisa pagar para cancelar a prestação.

5: Mantenha em segurança as informações pessoais ou corporativas

Dê uma atenção especial à segurança e se proteja online.

Obter um aplicativo de finanças confiável é um ponto de partida essencial por causa dos recursos de segurança e das correções de bugs.

Se você planeja conectar banco, cartão de crédito ou outras contas financeiras ao aplicativo busque pacotes com proteções específicas.

Verifique se suas finanças e informações pessoais estão seguras no aplicativo. Isto também engloba a instalação de antivírus nos dispositivos das pessoas autorizadas a acessarem o app.

Criptografia e autenticação

A criptografia auxilia em garantir que os dados transmitidos não sejam interceptados.

Além de inserir nome de usuário e senha para efetuar login a autenticação solicita informações adicionais que somente você deve ter, como, por exemplo, um código de acesso.

Ao baixar um novo aplicativo e configurar sua conta não esqueça de usar uma senha exclusiva. Siga as práticas recomendadas na combinação de letras, números e símbolos.

Vantagens e desvantagens dos aplicativos para controle financeiro

Para você fixar melhor na mente alguns atributos importantes leia a tabela abaixo com prós e contras dos principais tipos de aplicativo de finanças:

Vantagens Desvantagens
Há versões gratuitas Versões pagas são mais expansivas e robustas
Design intuitivo e fácil de navegar Exigência de compatibilidade com sistema operacional
Gráficos avançados
Auxilia no controle financeiro
Ajuda na gestão inteligente
Analisa rápido muitos dados

Aplicativo de finanças: É hora da trabalhar

Saber como escolher o aplicativo financeiro certo permite que você tome uma decisão com menos custos e mais benefícios.

Mas, mesmo um aplicativo de finanças de última geração é inútil se não há hábito de usá-lo todos os dias. Alguns minutos diários de análise auxiliam você a melhorar seus costumes tecnológicos, conhecimentos administrativos e saldos positivos das contas bancárias.

Além de utilizar os aplicativos de controle de suas finanças, você pode optar por fazer a sua própria planilha de gastos, para saber mais acesse clicando aqui.