fbpx

Cadastro Único- Saiba como se cadastrar nos programas socias.

CadÚnico -Cadastro Único para receber auxílio social. O setor do governo para cadastrar o cidadão nos programas sociais. Tais como Bolsa Família, Id jovem, e atualmente o auxílio emergencial. Portanto, acompanhe o artigo e saiba como esse setor funciona.

Sobre o CadÚnico – Cadastro Único

O Cadastro único foi implementado no ano de 2007 através do Decreto N° 6135. Trata-se do setor responsável por organizar os cadastros e solicitações relacionadas aos programas sociais do governo federal.

Além disso, o cadastro único trabalha em função da população de cada Estado e Município. Isso significa que, toda informação referente às solicitações familiares passam por esse setor. Sendo assim, o cadastro único funciona atendendo as solicitações para inclusão nos serviços oferecidos pelo governo federal. 

Como mencionado anteriormente, o cadastro Único é o setor responsável por colher as informações das famílias que precisam participar dos programas sociais. Sendo assim o CadÚnico estabelece a comunicação com as famílias participantes, ou que venha a participar dos programas sociais. 

Quais os programas sociais passam pelo CadÚnico?

São diversos os programas sociais que precisam passar pelo cadastro único, para serem liberados. No entanto, os projetos atendem as famílias denominadas baixa renda pelo governo federal. Portanto, para identificar e classificar essas famílias, é necessário efetuar o cadastro.

Os programas sociais que recebem avaliação pelo cadastro único são muitos, no entanto listamos alguns dos principais, tais como:

  • Bolsa Família – Projeto inicialmente dotado com uma medida provisória, mas que vira lei no ano de 2003. Sendo assim, o Bolsa família auxilia milhares de famílias através de uma renda mensal fornecida pelo governo federal com a intenção de erradicar a fome no país.
  • Minha Casa Minha Vida –  Programa que facilita financiamento de imóveis com pretensão de auxiliar na construção ou compra da casa própria.  Sendo assim, oferece condições ao cidadão para financiar sua moradia.
  • Auxílio Emergencial – Atualmente sabemos que o país passa por uma crise sanitária devido a uma pandemia. Mediante recomendações da organização mundial de saúde orienta como medida de segurança período de quarentena.

Dessa maneira, muitas pessoas precisaram fechar comércios e consequentemente, muitas outras ficaram sem emprego. Sendo assim o auxílio emergencial foi liberado como medida para amparar famílias afetadas pelo fechamento de comércios.

Outro setor que trabalha em parceria com o cadastro único pelo ministério da cidadania e governo federal, é o CRAS. Sigla para Centro de Referência da Assistência Social.

Assim como o CadÚnico, é um serviço público de orientação individual para as famílias. No entanto consiste em uma assistência direcionada para casos de abuso infantil, dificuldades relacionadas a rotina do cidadão.

Quem pode utilizar CadÚnico?

Fica à disposição das famílias baixa renda que pretendem receber auxílio social. No entanto para solicitar os serviços é preciso:

  • Declarar que a renda mensal é de meio salário mínimo. Sendo essa a renda por pessoa que compõe a família.
  • No entanto essa renda mensal por pessoa tem um limite. Sendo no total de até três salários mínimos. Portanto, cada família não pode fazer parte do cadastro único caso a renda mensal seja maior que isso.
  • Caso a renda mensal ultrapasse três salários mínimos por família, só poderá fazer o cadastro se já estiver participando de algum programa. Ou seja, se já tiver utilizando o CadÚnico dentro das suas autorizações.
  • A pessoa declarante deve ter idade mínima de 16 e 18 anos.  Isso é relativo, dependendo de qual programa social deseja se cadastrar.

Onde posso fazer o meu cadastro?

A maioria dos municípios já possuem unidades do CadÚnico apoio ao cidadão. Recentemente, no início do ano de 2019 é implementado um serviço de agendamento. Sendo assim, através deste serviço é possível agendar o seu atendimento, e dessa maneira agilizar o serviço.

Para agendar o seu atendimento é muito simples, basta clique aqui e preencher o requerimento de agendamento dos serviços no CadÚnico. No entanto, você também pode ir até uma unidade do CRAS Centro de Referência da Assistência Social. Confira os endereços das unidades do CRAS, clique aqui.

 

E se posteriormente, precisar de mais dicas em relação a outros benefícios e oportunidades, clique aqui e acompanhe outros conteúdos relacionados.

 

No Responses