fbpx

As 4 melhores dicas para viajar barato

Muitos acreditam que viajar barato é uma lenda, que é completamente impossível conhecer outros estados, cidades ou países sem desembolsar uma fortuna pela experiência.

Porem, sabemos que não é bem assim e que hoje em dia há diversas oportunidades para viajar barato e de maneira segura! Leia abaixo nossas dicas sobre como escolher  melhor destino, estadia e opções de passagem.

1. Qual destino devo escolher?

Para viajar barato devemos levar em consideração o local de destino, pois isso afetará completamente os custos que serão feitos durante a viagem.

O preço da viagem pode variar dependendo do local escolhido, portanto, é importante escolher o destino com cautela lendo em conta algumas considerações: passagem, estadia, alimentação e maneira de viajar.

2. O preço das passagens

Primeiramente, é necessário levar em consideração à locomoção até o local da viagem. Portanto, quanto mais longe a viagem, há mais possibilidades que mais cara ela seja.

Porem, a distância não é uma regra absoluta em relação à preços, porque há outros gastos que interferem no preço final da sua viagem. Para viajar barato é necessário realizar muitas pesquisas.

  • Sites de comparação de preços de passagem

Existem diversos sites que realizam comparações dos preços de passagens aéreas, que inclusive te enviam atualizações sobre promoções existentes. Recomendamos que você se inscreva nesses sites para receber informações sobre ofertas.

Viagens aéreas:

logo Viaja La logo kayak logo SkyScanner Voos Google

Viagens Terrestre: 

edestinos logo rodoviaria online logo guiche virtual clickbus logo

Aplicativos de viagens Terrestre: 

Além das viagens através de ônibus ou avião, hoje em dia existem aplicativos de carona que podem baratear seu percurso. Inclusive, muitas vezes essas opções são mais baratas que o mesmo percurso de ônibus.

Porem, recomendamos muita cautela ao escolher o motorista do carro, busque sempre pessoas com diferentes referências antes de aceitar compartilhar a viagem. Além disso, você pode usar seu próprio carro para começar suas viagens.

waze carpool logo Zumpy

Viajar de avião normalmente é mais caro, porem, dependendo do país existem companhias aéreas “low-cost” que possuem passagens que muitas vezes tem o mesmo preço do que a de ônibus.

Além disso é importante lembrar que você provavelmente precisará utilizar transporte público, faça uma pesquisa para saber qual o preço do transporte público no local e também se programas como Uber ou Cabify estão disponíveis. Faça uma comparação sobre o preço de todos os serviços. Viajar de avião normalmente é mais caro, porem, dependendo do país existem companhias aéreas “low-cost” que possuem passagens que muitas vezes tem o mesmo preço do que a de ônibus.

3. Quanto custa comer nesse local?

Busque o site de algum mercado regional para conseguir ter uma ideia de quanto custará o preço pela sua alimentação, para viajar barato recomendamos sempre o ato de preparar suas próprias comidas.

logo TripAdvisor Além disso, recomendamos que você utilize sites como TripAdvisor para verificar quais são os restaurantes mais baratos caso você não saiba cozinhar.

Verifique as reviews e dicas de outros viajantes, isso é muito importante na hora de escolher seu destino e planejar sua viagem.

Kombi viajando. - viajar barato

Foto por Dino Reichmuth

4. Qual o preço de uma hospedagem

Você também deve ter em consideração que deverá escolher qual tipo de hospedagem quer utilizar e quanto custará sua estadia. Para isso é importante que você compreenda suas opções:

Hostel

Diferentemente de um hotel, o hostel te oferece a oportunidade de compartilhar o quarto com outros viajantes, sendo assim uma ótima opção para quem deseja viajar barato.

Abaixo vamos deixar algumas opções de sites para buscar estadias baratas por todo o mundo:

Booking Logo HostelWorld Logo Logo Hostel Bookers

Trabalho Voluntário

Outra opção para viajar barato é realizar serviços comunitários em troca de estadia e/ou comida. Essa opção te dá o compromisso de cumprir com horários estipulados para realizar determinadas tarefas, portanto, antes de escolher-la, você deve ter consciência que será necessário abdicar de algumas liberdades, pois você deverá cumprir com as tarefas e respeitar as regras da casa.

Logo Worldpackers Workaway Logo Logo WWOOF

CouchSurfing

Para viajar barato, você também pode apostar em no CouchSurfing, que é uma plataforma na qual pessoas podem compartilhar o sofá de casa com viajantes por um determinado período.

Sempre recomendamos que ao optar por viajar por CouchSurfing verifique os grupos disponíveis da cidade através da plataforma o através de grupos no Facebook. Os membros normalmente realizam eventos para se conhecer e essa é a forma que é possível garantir a segurança da plataforma.

Sempre verifique todas as experiências e perfil da pessoa antes de aceitar se hospedar na casa da mesma e lembre-se que isso pode significar que você terá menos liberdade em alguns aspectos, pois o proprietário pode estabelecer regras da casa.

Porem, continua sendo uma ótima opção para quem buscar viajar barato e se inserir na cultura do local.

5. Seguro viagem

Muitas pessoas esquecem de contratar o seguro, ou simplesmente não levam em consideração na hora de planejar uma viagem. Recomendamos sempre, mesmo que seja um gasto a mais, a contratação de um seguro de viagem. Além disso, alguns países obrigam o turista a possuir esse tipo de serviço antes de ingressar ao país.

Para viajar barato é necessário possuir discernimento e responsabilidade para realizar um planejamento seguro, apenas assim você estará tranquilo durante a sua viagem e poderá ter experiências incríveis durante todo o percurso.