fbpx

Consórcio: Saiba como funciona essa modalidade de compra

Propaganda

Os planos de consórcio são como investimentos do tipo “poupança” de curto, médio e longo prazo e podem ajudar no planejamento financeiro e aumentar bens e serviços pessoais.

Por isso, se está pensando em aplicar seu dinheiro para adquirir imóvel, veículo ou até mesmo uma viagem, mas ainda está em dúvida, acompanhe o informático e saiba como funcionam.

 

O que é Consórcio?

Consórcio é uma modalidade de compra que funciona como uma espécie de poupança ou investimento que pode ser realizado para adquirir bens como imóveis, veículos ou serviços, entre outros. Ele pode ser feito por pessoa física ou jurídica e também em grupos.

Os consócios são oferecidos por empresas administradoras de crédito, oferecendo planos e serviços para grupos de pessoas jurídicas ou físicas que desejam investir, mediante a participação em um consórcio.

Essas empresas administradoras, podem operar como empresas de sociedade anônima (empresa dividida em ações) ou Sociedade Limitada (empresas divididas por quotas).

 

Como funciona?

Funciona através de um sistema de “poupança comum” ou “poupança conjunta” onde um grupo com o mesmo interesse em determinado produto ou serviço, contrata um plano de investimento.

O plano pode ser relativo e suas peculiaridades e acordos devem constar em contrato, bem como o tempo de parcelas, como a contemplação será realizada, entre outras informações detalhadas sobre o consórcio, tais como:

  • Detalhes sobre a contemplação
  • Lances
  • Sorteios
  • Utilização da carta de crédito

 

Contemplação:

A contemplação, é o momento mais esperado por todos os consorciados. Isso porque, ao ser contemplado o investidor receberá a carta de crédito no valor á vista do bem ou serviço adquirido.

No entanto, ao contratar um consórcio é importante se atentar a esta cláusula do contrato, pois ela que determina como será sua participação no sistema de lances e como essa contemplação poderá ser realizada, ou por sorteio ou por lances

Lances: 

O lance no consórcio é um meio de antecipar sua contemplação no produto ou serviço adquirido. Ele também pode ser uma maneira de diminuir o valor das parcelas. Além disso, nos sorteios para contemplação o cliente que der o maior lance pode aumentar as chances de ser contemplado.

Existe duas formas de dar o Lance:

Propaganda
  • Lance próprio, onde o investidor/consorciado usa seu próprio dinheiro para tal;
  • Lance embutido, onde o investidor/consorciado oferta parte do seu crédito do consórcio;
  • Lance com FGTS embutido, onde para imóveis residenciais o investidor/consorciado poderá usar 100% do seu FGTS para ofertar no momento do lance.

Sorteios:

O sorteio é o fundamento do consórcio, onde todos os consorciados concorrem de maneira igual sob as condições contratuais de cada plano de consórcio. A maneira que estes sorteios serão realizados, devem ser acordados em contrato diretamente com a administradora do consórcio escolhida pelo cliente.

Os sorteios ou lances são previamente programados e são executados através de uma “assembleia” em dias e horários estipulados para a contemplação do consorciado.

 

Carta de crédito:

Ao ser contemplado o consorciado receberá seu crédito com o valor do investimento. Essa carta é sorteada ou pode ser adquirida caso seu lance seja ganhador entre os lances no momento da assembleia do consórcio.

Basicamente, a carta de crédito condiz com a quantia do plano de consórcio e pode ser entregue para o consorciado através das assembleias com sorteios e lances. Também é importante conferir todas as condições contratuais para aquisição da carta.

 

Quais as vantagens?

São diversas as vantagens de se contratar os serviços de um consórcio, no entanto, como para cada tipo de investimento. Isso porque, dependerá do tipo de investimento que busca, como: comprar automóvel, imóveis, viagens, serviços entre outros.

Mas no geral, as vantagens abrangem as seguintes características:

  • Prazos para pagamentos – Existe uma variedade de prazos para pagamentos. Dessa maneira, pode atender a cada necessidade;
  • É possível escolher a duração do contrato, o valor da contemplação final; e se será aplicado os reajustes sob a inflação;
  • Embora o consórcio seja parcelado, é uma maneira de comprar à vista;
  • É uma oportunidade de investimento a longo prazo para ampliar patrimônios;
  • Planejamento financeiro de compra possibilitando a compra a vista;
  • O Juros aplicado nas parcelas é inferior ao dos Bancos;
  •  Planejamento, com possibilidade de planejamento de curto, médio e longo prazo;
  • A compra pode ser antecipada e adiantar a contemplação;
  • O valor do bem ou serviço contratado é sempre é atualizado. Dessa maneira, o valor da carta de crédito vai sendo reajustada de acordo com a inflação;
  • Pode ser utilizado o FGTS para lances finais como meio de ser contemplado

 

Qual o órgão regulamentador do consórcio?

Caso queira saber mais sobre o assunto ou conferir informações sobre o que é permitido ou não dentro dos planos e serviços, poderá consultar os seguintes órgãos:

Propaganda
  • ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de consórcio;
  • O Banco Central Do Brasil responsável pela regulamentação e fiscalização do sistemas de consórcio no Brasil.

Agora que já conhece um pouco mais sobre essa modalidade de investimento, clique aqui e confira outros conteúdos relacionados.