fbpx

Débito automático: 10 vantagens que você precisa conhecer

Propaganda

Débito automático é um recurso que você utiliza para pagar contas automaticamente. Graças ao serviço bancário não se perde mais tempo com pagamentos nos caixas eletrônicos ou enfrentando longas filas dentro do banco.

Funciona da seguinte maneira: Você cadastra a conta que deve ser paga e alguns dados como data de pagamento, por exemplo. Quando chega no dia de desconto o sistema confirma as quitações uma vez que exista saldo disponível.

Diversos serviços podem ser pagos via débito automático, principalmente contas de água, gás, telefone e energia.

Continue a leitura para entender ao certo quais são as 10 vantagens e algumas desvantagens do serviço de débito automático.

Para acionar o débito automático você precisará de um banco que ofereça a opção. Sendo assim leve em consideração os bancos listados em nosso artigo clicando aqui.

Além disso bancos tradicionais como Itaú, Bradesco, Santander, Caixa, Banco do Brasil, etc. Possuem essa opção, entre em contato com a empresa para saber sobre como solicitar o benefício.

Entretanto, caso você esteja escolhendo o melhor banco para abrir uma conta e usar essa ferramenta, você poderá checar a lista dos melhores bancos feito pela a empresa Valor Econômico clicando aqui.

Assim você escolherá o melhor banco devido sua classificação anual. Além disso aconselhamos que analise se o banco cobra pro taxas de juros e seus valores.

1: Fim dos pagamentos em atraso

Com débito automático você está no controle e sem preocupações pelos excessos de contas e a necessidade para pagar na data certa, evitando as multas por atraso.

Você paga sempre na data certa, sem retirar sua atenção das outras coisas importantes como os estudos, o trabalho e até as horas de lazer ao lado da família.

2: A automatização do débito automático

Depois que você configura tudo com máxima atenção o processo pode ser automatizado, totalmente, sem a necessidade de autorização para executar as quitações, adicionar novas contas ou realizar consultas no sistema.

Pagamentos podem ser efetuados e rastreados automaticamente, a cada mês, o que também reduz de modo significativo todo o tempo necessário para gerenciar os valores pagos.

Com débito automático, você não vai ter que encarar aquele amontoado de papelada e somar no papel as quantias gastas para controlar o orçamento ou prestar informações à declaração do IR (Imposto de Renda).

3: Se permita esquecer

Já pensou em como a vida pode ser mais prazerosa caso você não precise se lembrar de pagar tudo no dia certo? O serviço é válido para as pessoas sem muita memória ou que quase sempre estão com a mente focada em diversas tarefas.

As cobranças acontecem sem a necessidade de fazer quase nada, apenas use poucos segundos no sentido de cadastrar ou retirar as contas do sistema.

4: Retire e acrescente online

Ao acessar o internet banking da sua conta bancária você encontra a opção débito automático facilmente. Acesse e veja uma lista simples de configurar para retirar ou acrescentar as contas a pagar.

Propaganda

Ou seja, com apenas uma conexão na internet e um dispositivo ou computador você administra os dados completos da ferramenta sem dificuldades.

5: Redução nas falhas de pagamento

Aproximadamente 6% dos pagamentos com cartão falham todos os meses devido à expiração, aos cancelamentos e problemas operacionais.

Os pagamentos automáticos usam dados bancários de um cliente, que, raramente expiram ou são alterados, com taxas de falhas inferiores a 1%, conforme indicam as principais estatísticas sobre esta ferramenta digital.

6: Flexibilidade

Você pode alterar o valor e a frequência dos pagamentos sem precisar autorizar os clientes novamente. É possível ajustar valores variáveis ​quando quiser ​ou aumentar os pagamentos sempre que necessário, sem problemas burocráticos.

7: Pague contas específicas

Embora o débito esteja associado a contas regulares também é uma opção para grandes pagamentos únicos que devem acontecer no futuro. Isto facilita a sua programação financeira.

8: Amigável ambientalmente

Este processo não requer papel ou impressoras, excelente para o meio ambiente e à economia de tempo ou dinheiro. Débito automatizado ajuda a otimizar seus negócios com menos degradação ao meio-ambiente.

9: Fácil de configurar e começar

O débito automático costuma ser visto apenas como ideal às grandes empresas, caro ou difícil de configurar.

Este se trata de um pensamento equivocado porque até uma família popular pode se beneficiar das vantagens do recurso cada vez mais fácil de ser configurado.

10: Mais barato do que cartão de crédito

Alguns provedores do serviço oferecem um custo zero para correntistas que utilizam a função do débito automático. Às vezes o valor já está inclusivo na mensalidade que você paga ao banco.

Por outro lado, manter um cartão de crédito para quitar contas é mais caro. Há custos de anuidade ou cobranças adicionais para realizar determinados pagamentos.

Quais são as desvantagens do débito automático?

Para quem possui um pequeno orçamento e paga poucas contas o débito automático não é uma escolha interessante. A despreocupação com data de pagamento ou qualquer imprevisto pode deixar o saldo indisponível no dia de pagar.

Se há saldo insuficiente os clientes recebem SMS como alertas, dependendo da instituição financeira. Às vezes a conta é paga e você entra no cheque especial. Sem limite disponível não acontece o pagamento.

Pessoas com dificuldades de acessar recursos simples da internet também possuem problemas em administrar os dados na função débito automático.

Mais para baixo você observará uma tabela que informa o lado positivo e negativo de utilizar o serviço:

Propaganda
Vantagens Desvantagens
Pague sem filas Difícil de configurar ao público menos tecnológico
Ambientalmente amigável Alguns serviços cobram taxas extras
Mais barato do que cartão de crédito Sem saldo disponível o pagamento não é autorizado
Qualquer pessoa maior de idade pode usar
Administre online os dados de pagamento
Automatize processos de pagamento

Agora que você já conhece mais do assunto analise com cuidado para saber se o débito automático vale ou não a pena ao seu caso.