fbpx

Empréstimo: Descubra como e porque solicitar

Propaganda

Solicitar um empréstimo online, por telefone ou de forma pessoal é uma das coisas mais fáceis de todos os tempos. No entanto, alguns consumidores querem informações antecipadas para evitar possíveis irritações durante o processo.

Este guia prático se dedica a responder duas questões: Como pedir um empréstimo? Por que pegar dinheiro emprestado? Vamos às respostas!

 

Como eu faço para pedir um empréstimo?

O primeiro passo é encontrar uma oferta que mais se aproxima de suas próprias expectativas em relação às taxas dos juros.

Você pode até acessar o internet banking da sua conta bancária ou ligar ao banco a fim de saber se as condições estão atraentes, com vantagem de confirmar empréstimos sem apresentar documentação, rapidamente.

Faça contato telefônico ou pessoal com o gerente da sua instituição bancária para tentar algum desconto. Isto pode funcionar, mesmo nos dias de hoje em que quase tudo se resolve online.

empréstimos consignados com menos taxas de juros para trabalhadores formais, funcionários públicos, aposentados e pensionistas. Os valores das mensalidades são descontados de modo automático da renumeração.

Você também consegue menos juros se oferece bens de garantia como imóveis, automóveis, joias, entre outros.

Atualmente, online existem até os sites que comparam as principais ofertas de crédito para você. Basta acessar estas páginas e fazer um rápido cadastro. Nestes casos é possível conquistar créditos mesmo sem histórico como cliente da empresa financeira.

 

Economia responsável

Os mutuários devem calcular com antecedência quanto de crédito precisam realmente, para não ultrapassarem os limites financeiros do orçamento reservado ao pagamento das parcelas.

Busque crédito com responsabilidade e não se empolgue ao pedir mais dinheiro emprestado apenas porque as condições estão atraentes.

 

Requisitos para solicitar empréstimos

Não adianta apenas querer dinheiro emprestado. Existem alguns requisitos que devem ser cumpridos antes da confirmação do crédito. Por exemplo: Ter mais de 18 anos, residir no Brasil, possuir conta em banco com sede no Brasil, histórico, entre outros.

Além disso o seu nome não pode constar em bancos de dados de restrição de nome, caso contrário sua solicitação será recusada.

Para saber a situação do seu nome acesse o site oficial do SERASA clicando aqui.

Renda regular

Alguns exemplos de renda regular: Salário, pensões, aposentadoria, investimentos e aluguéis.

Faz sentido ter em mãos os extratos bancários dos últimos três meses durante a solicitação de empréstimo para responder as perguntas sobre circunstâncias financeiras, diretamente.

Apresentação dos documentos

Os gerentes podem solicitar ao solicitante os documentos que devem ser enviados junto com a solicitação do empréstimo. Geralmente, os mais importantes são extratos bancários e comprovantes de salário.

Controle de identidade

Bancos são obrigados a verificar as identidades de seus clientes ao solicitarem um documento de identificação. A carteira de motorista não é válida, dependendo das políticas da instituição bancária.

A decisão do banco

Depois que o banco analisa as informações econômicas nos documentos e confirma a decisão de empréstimo um depósito com os valores acordados é feito na conta indicada.

A credibilidade é determinada com base nas informações fornecidas pelo solicitante e convertida em um rating bancário interno (classificação de crédito).

Propaganda

Qualquer garantia de empréstimo recebe uma avaliação pouco tempo depois da solicitação.

Por que eu devo pedir um empréstimo bancário?

Os títulos abaixo mostram os momentos em que pedir dinheiro emprestado parece ser a medida mais correta:

Pagar dívidas

A quitação da dívida é uma das justificativas mais comuns para a contratação, principalmente se as taxas de juros custam menos.

Com um crédito você pode reduzir os juros que paga, “trocar a dívida” e prolongar o tempo necessário para quitar.

Reformas

Pague pela reforma de imóveis. Alguns bancos até reduzem os juros quando o crédito emprestado é para reformar, principalmente as instituições públicas.

Você pode instalar um telhado novo ou os painéis solares, remodelar sua cozinha, adicionar uma piscina, banheira de hidromassagem e até paisagismo.

Despesas de mudança

Evite fazer um empréstimo pessoal para se mudar a uma curta distância.

No entanto, se você enfrentar caminhos longos, talvez para uma nova oportunidade de emprego, por exemplo, os custos podem ser caros o suficiente para justificar a solicitação de dinheiro emprestado.

Estes fundos ajudam você a mover os pertences, comprar móveis novos à nova residência, transportar seu veículo por todo o país e quaisquer outras despesas extras.

Antes de buscar crédito para ajudar a cobrir sua grande jogada considere se a nova renda do novo trabalho permitirá que você pague seu saldo devedor facilmente.

Comprometa no máximo 30% da renda para pagar as parcelas.

Despesas de emergência

Despesas de hospitais ou funerais são outras razões.

Funerais são caros. Entre a trama do enterro, o caixão, os serviços funerários e outros fatores, se chega aos milhares de reais.

Se os bens de uma pessoa falecida não pagam as despesas um membro da família ou outra pessoa pode solicitar para cobrir custos.

Os tratamentos médicos comuns que valem valores emprestados incluem trabalho odontológico, cirurgia estética, tratamentos de fertilidade, seguro viagem, entre outros.

Outras razões para pedir dinheiro emprestado: Realizar investimentos, fazer uma grande compra, adquirir veículos e pagar casamento.

Propaganda

Caso você esteja com nome negativado acesse clicando aqui para encontrar algumas opções de empréstimo para você.