Folha de Pagamento: Entenda como é detalhado o seu pagamento

Propaganda

Folha de pagamento é o método utilizado para detalhar o salário e descontos mensais do trabalhador. Dessa maneira, trata-se de uma obrigação legal. Sendo assim, direito de todo trabalhador formal, ou seja, contrato CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

 

O que é Folha de Pagamento?

A folha de pagamento ou também conhecida como, holerite ou demonstrativo de pagamento, é o documento que reúne informações mensais acerca do salário e remunerações. No entanto, embora sua apresentação seja obrigatório por lei, o formato da folha é relativo.

Isso porque,  o modelo utilizado poderá ser o mais adequado para a empresa. Sobretudo, desde que obedeça todas determinações da CLT encontrado no Decreto 3048/1999. Dessa maneira, contabiliza e registra operações de pagamentos realizados pela empresa ao colaborador. Além disso, ela também é um importante documento para fins fiscais da empresa ou prestadora de serviços. 

 

Como Funciona?

Mensalmente, o setor de Recursos humanos da empresa deverá emitir o detalhamento de pagamentos e descontos dos funcionários contratados pela empresa. Sendo assim, um trabalhador formal, ou seja, contratado em regime CLT receberá a descrição do salário, descontos, remunerações por meio da folha. 

  • Salário: Pagamento mensal
  • Remuneração: Remunerações são os adicionais decorrentes aos serviços prestados pelo trabalhador, sendo eles: hora extra, adicional noturno, gratificações, comissões entre outros.
  • Salário Base ou Salário Bruto:  Valor do pagamento ofertado pelo cargo sem os descontos, tais como: INSS, FGTS, Vale Transporte, entre outros.
  • Salário Líquido: Valor do salário final com os desconto mencionados acima inclusos.

Além disso, o detalhamento de outros importantes registros na folha, funcionam reunindo o histórico da relação da empresa com o funcionário.

 

Qual a importância da folha de pagamento?

Como mencionado anteriormente, a folha de pagamento é um documento disponibilizado pela empresa ao colaborador. Dessa maneira, trata-se de um documento comprobatório, sendo assim, pode ser usado em alguns casos como comprovante.

Propaganda

Isso porque, na folha de pagamento  é especificado: cargo, salário, dados pessoais e profissionais, além dos dados da empresa. Vale destacar que, a sua folha de pagamento pode ser a principal ferramenta para planejar e organizar gastos também. Sendo assim, ela também pode ser solicitada ou emitida como:

  • Comprovante de renda para financiamentos de carro, imóvel, entre outros
  • Comprovante de renda para abertura de contas ou solicitação de crédito bancário
  • Comprovante de renda em análises de crédito em financiadoras, para solicitação de empréstimos entre outros
  • Comprovante de pagamento para o INSS.

 

Descontos na Folha de Pagamento

INSS – Este é o desconto feito para a contribuição da aposentadoria. O percentual de descontado na folha de Contribuição INSS
pagamento pode variar de acordo com o salário estabelecido.

Contribuição INSS

  • FGTS: é a sigla para: Fundo de Garantia do tempo de serviço. Sendo assim a contribuição do FGTS é descontada em folha. O valor descontado será  de 8% do salário base.
  • Faltas Não Justificadas: Desconto equivalente ao valor do dia de trabalho. Para saber o valor do desconto, basta dividir o valor do seu salário pelo número de dias trabalhados. Além disso, se houver feriado na semana da falta injustificada, também haverá o pagamento dessa remuneração.
  • Vale transporte: Todo trabalhador tem direito por lei, ao vale transporte. No entanto, deverá constar um percentual fixo de desconto de 6% sob o salário.
  • Vale Refeição: Caso seja disponibilizado o vale refeição, o desconto não poderá ser superior a 20% do valor do salário.
  • Adiantamentos: Uma parcela do salário é adiantada como vale. Sendo assim, antes da data de pagamento é concedido parte do salário, e a mesma deve ser declarada na folha.
  • Atrasos: Aos atrasos acima do máximo tolerado, também deverá constar desconto na folha de pagamento

Além disso, também podem constar outras informações, tais como, bonificações, hora extra, banco de horas entre outras. Vale ressaltar que, existe variações de situações relacionadas ao desconto, no entanto todas devem obedecer ao decreto lei trabalhista. 

Propaganda

No entanto, se eventualmente interessar, também poderá conferir outros temas e informativos relacionados aqui

Sair da versão mobile