fbpx

Gestão Financeira: Entenda como funciona e sua importância

A gestão financeira pode evitar desgastes econômicos e solucionar problemas de uma empresa. Por isso, faz parte de um dos temas mais determinantes para quem planeja empreender, se organizar e planejar.

Portanto acompanhe o artigo e veja as dicas que podem ajudar no seu planejamento financeiro.

 

Gestão financeira

Estabelecer metodologias de finanças em uma empresa ou negócio é essencial para que ela possa desempenhar suas funções e garantir bons resultados.

Isso porque, trata-se da logística de planejamento que permite desde, aplicar metas e garante autonomia no controle de gastos, estoque fluxo de caixa, entre outros.

Portanto, é importante entender esse conceito para colocar em prática e melhorar a vida econômica.

 

Como funciona

A gestão financeira funciona reunindo uma série de práticas e estratégias administrativas visando alinhar o planejamento através de controles de atividades de um comércio, empresa, setor, entre outros.

Por meio dessa prático é possível estabelecer prazos, metas, lucro e análise de resultados. Com isso, pretende detectar falhas e planejar ações para aperfeiçoamento.

Sendo assim, a administração financeira se baseia através do:

  • Mercado financeiro
  • Finanças pessoais
  • Finanças corporativas

 

Qual a importância da Gestão Financeira?

Como mencionado acima, é importante ter uma boa gestão financeira para que os negócios tenham melhor organização, planejamento e consequentemente bons retornos.

As práticas desse tema dentro de uma empresa são divididas dividida por etapas. Para o funcionamento dessas práticas é aconselhável criar um sistema com base no histórico financeiro e de mercado, atualizando sempre as informações.

Dentro deste sistema ter uma planilha de gastos ajuda no planejamento diário, mensal ou anual, ou seja, de curto e longo prazo. A administração financeira pretende analisar:

  • Investimentos
  • Custos e Despesas
  • Recursos Financeiros
  • Maximizar retornos sobre os investimentos

As principais atividades que o serviço de gestão financeira realiza são:

  1. Apresentar métodos visando o crescimento através da identificação das principais dificuldades ou problemas atuais
  2. Conduzir e analisar desempenhos das atividades financeiras
  3. Acompanhar desproporções, também conhecida como gestão de riscos de ativos onde são avaliadas entradas e saídas de caixa (fluxo de caixa)
  4. Compreender e analisar a estrutura rentável do capital, tais como, financiamentos e redução de custos.

 

Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro pretende contribuir com o sistema de gestão de maneira que traga resultados positivos. Sendo assim, dentro do sistema de gestão o planejamento é fundamental para:

  • Controle de gastos, caixa, estoque e produtos ou serviços
  • Pagamentos e recebimentos
  • Procedimentos e atividades rotineiras
  • Estratégias para investir ou financiar
  • Identificar oportunidades com base em análises de créditos
  • Construir bons relacionamentos e possíveis parcerias de negócio

Vale destacar que todas as atividades relacionadas ao planejamento de um setor ou empresa são as principais formas de organizar e acompanhar suas atividades.  Além disso, tanto o planejamento quanto a organização do mesmo, trabalham junto com a gestão e por isso, essas ações se comunicam.

 

Como melhorar a Gestão Financeira?

Uma das maneiras de aprofundar o tema, é através dos cursos de especialização. Isso porque, ao se especializar ou se atualizar possibilita crescimento e melhora na gestão financeira da empresa, empreendimento ou vida pessoal.

Acompanhando as mudanças no mercado, conferindo novas maneiras de planejamento e organização e sobretudo investir tempo para aprender mais.

Uma das instituições indicada para isso, é o Sebrae o mesmo oferece serviços totalmente voltado para o empreendedorismo e promove cursos online e gratuitos.

Dessa maneira, auxilia pessoas, empresas e negócios no geral. Sendo assim, sua especialização é contribuir com o desenvolvimento de estratégias de negócios.

Portanto uma excelente opção para quem busca aprimoramento ou está iniciando a gestão financeira da empresa.

Para se inscrever basta clicar neste link e conferir todas as vantagens de participar.

No Responses

  1. Pingback: MEI - Empreendedor individual: Saiba como funciona 1 de setembro de 2020