fbpx

ID Jovem – Saiba tudo sobre o beneficio social para os jovens

ID Jovem – Saiba tudo sobre o beneficio social para jovens de 15 até 29 anos, que da direito a meia entrada e passagem gratuita para viagens.

Sobre o ID Jovem

O ID Jovem é um documento ou carteirinha, que viabiliza tornar o acesso aos eventos culturais e também  a viagens meno difícil. Sendo assim, é um benefício destinados para inclusão social de jovens no âmbito nacional para estimular a educação através da cultura e lazer.

Vale ressaltar que é um programa garantido por lei, pelo decreto estabelecido desde o dia 05 de outubro do ano de 2015. Sendo assim, atua no estado e municípios. Além disso, também está previsto na lei que atua a favor das políticas juvenis de 05/08/2013 mantida pelo órgão S I N A J U V E (sigla para sistema nacional juventude)

Visando ampliar os horizontes de interações e cultura do jovem estudante mais carente, o programa é um sucesso desde sua criação e tem garantido que os espaços públicos e privados reservem condições para práticas de esportes, atividades culturais, estudos e lazer.

Id jovem para o espaço cultural e de aprendizado

Além de ocupar um possível tempo livre do jovem periférico tirando-o da marginalidade e oferecendo atividades saudáveis e uma opção de socialização voltada a uma formação de caráter e cultura de qualidade.

Identidade Jovem como o próprio nome já sugere é uma identidade ou carteirinha digital destinada aos estudantes. Sobretudo, aos jovens de renda mínima ou PCD (sigla para portadores de necessidades especiais).

Além disso, com o Id jovem, é garantido meia entrada nos eventos. Outra vantagem em ter o Id Jovem, é que nas inscrições para concursos públicos, vestibulares poderá obter a isenção das taxas.

Requisitos para poder solicitar o ID Jovem

Os benefícios da identidade são bem regulamentados por termos protegidos por lei. Portanto, mediante aos termos será necessário estar em conformidade com os requisitos.  Dentre eles estão:

A Faixa etária tem que ser mínima de 15 e no máximo 29 anos de idade

A renda familiar não pode ultrapassar 2 salários mínimos para se obter o beneficio

É necessário que o jovem esteja cadastrado no cadastro único ou CADUNICO  O Cadastro único é o setor responsável pela organização e emissão dos pedidos para participação dos projetos sociais. Portanto, caso ainda não tenha o cadastro, clique aqui e saiba como realizar sua inscrição.

Benefícios da Identidade Digital Jovem

O jovem estudante que possuir um cadastro no CADUNICO  e já for beneficiário do programa social em prol do incentivo da cultura e da inclusão social em variadas situações terá direitos aos tais benefícios que seguem abaixo que são:

A Identidade digital do jovem garante meias entradas e eventualmente gratuidades em teatros, cinemas museus, eventos esportivos em estádios, parques shows e diversas outras atividades e eventos culturais

Além da isenção do pagamento da taxa de inscrição em provas, vestibulares e concursos públicos

Os beneficiários cadastrados no CADUNICO  que já possuem o benefício da identidade jovem tem o direito reservado da gratuidade de dois assentos para viagens de vias interestaduais; além de garantir assentos com a metade do preço, porem em trens, ônibus e até em barcos o benefício é usado de maneira padrão

Dessa maneira, ao retirar seu ID Jovem, bastará apresentar sempre que for aos locais de interesse. Tais como: e nos  compra das entradas/ingressos, passagens ou nos locais de inscrições para vestibulares e concursos.

Como solicitar o Id Jovem

Bem, agora que já sabe as vantagens do programa concedidas pela identidade jovem poderá fazer parte. Caso queira se cadastrar, você deve seguir as instruções que vamos listar abaixo para aderir ao programa de benefícios.

Portanto, acompanhe maiores informações abaixo, pois além dos requisitos acima mencionados,  você também vai precisar de:

  • Número de ID social conhecido como NIS (Esse número fica disponível depois que você fizer o cadastro em uma unidade de cadastramento no órgão CADUNICO  (cadastro único) O cadastro deverá estar atualizado dentro do prazo de vinte e quatro meses.
  • Foto para registro na identidade conforme o padrão do programa ID Jovem
  • Acesse o site do ID Jovem clicando aqui
  • Clique na aba “emitir ID Jovem”
  • Em seguida clique em ‘’ gerar ID Jovem”
  • Preencha os campos requeridos e depois clique novamente em “Gerar ID Jovem”

Vale ressaltar que é importante que os dados sejam fornecidos corretamente, por isso, atenção ao preencher seu cadastro. Além disso, esse documento só será válido com a confirmação dos seus documentos, sendo assim mantenha eles em dia para conseguir usar sua carteirinha.

Caso queira encontrar outros temas de auxilio, ou mais dicas ou saber mais sobre outros benefícios e oportunidades, clique aqui e acompanhe outros conteúdos.