fbpx

Comprar um carro: As 5 Melhores Formas

Comprar um carro é uma decisão enorme – é um investimento que afetará a sua vida nos próximos anos.

A boa notícia é que existem várias formas de comprar um carro, cada uma com as suas próprias vantagens e desvantagens.

Neste artigo, vamos delinear as cinco melhores formas de comprar um carro, para que possa decidir qual é a melhor opção para si.

As 5 Melhores Formas de Comprar um Carro

1 – Consórcio

Um consórcio é uma das melhores formas de comprar um carro. Ele consiste em um grupo de pessoas que se reúnem para comprar um bem. Esta pode ser uma opção vantajosa se quiser um carro novo ou de luxo, uma vez que o preço será mais baixo do que se o comprasse de imediato.

A desvantagem é que está limitado aos carros que o consórcio oferece. O carro pode também depreciar-se mais rapidamente do que se o tivesse comprado diretamente, já que está a ser conduzido por mais pessoas e precisará respeitar o prazo para receber o automóvel.

Você deverá fazer pagamentos mensais, até que atinja o valor completo do veículo. Contudo, você pode ser contemplado ou fazer lances para acelerar a contemplação.

Assim, recebendo o veículo antes do tempo, mas precisando prosseguir com os pagamentos até que quite a compra.

2 – Financiamento

Quando financia um carro, está a pedir dinheiro emprestado a um emprestador para comprar o veículo. O mutuante cobrará então juros sobre o empréstimo, e terá de fazer pagamentos mensais até que a dívida seja paga.

Uma vantagem do financiamento de um carro é que pode ser menos custoso a longo prazo do que a compra definitiva. Poderá também obter uma taxa de juros mais baixa financiando o seu carro através do concessionário, em vez de pagar em dinheiro.

Outra vantagem é que pode fazer pagamentos ao longo do tempo, em vez de ter de arranjar todo o dinheiro de uma só vez (embora isto signifique acumular juros). O inconveniente aqui é que pode demorar anos até ser dono do seu veículo – e se alguma coisa correr errado, pode entrar em uma dívida de bola de neve.

Terá também de pagar o empréstimo antes de poder vender o seu carro ou trocá-lo por um novo.

GC - Comprar carro corpo

GC – Comprar carro corpo

3 – Entrada + Empréstimo

Se você tiver acumulado um valor considerável do valor do veículo, poderá utilizar para dar uma entrada e acionar um empréstimo para cobrir o valor do veículo e compra-lo a vista.

Assim, você deverá apenas pagar o empréstimo em dia, que será um valor menor que o do automóvel se tivesse que compra-lo todo parcelado.

Deste modo poderá obter o bem com um valor a vista e mais em conta.

Mas lembrando, quanto maior o valor do empréstimo, maiores os juros, portanto essa opção só será viável se você tiver uma boa quantia de dinheiro guardado e precisando do veículo com certa urgência.

Além disso, se você tiver um veículo, poderá vende-lo ou dar como entrada para obter o dinheiro.

4 – A vista

Comprar um carro a vista é a melhor opção, mas também é a mais difícil.

Isso porque um carro não é barato, e será necessário acumular um grande valor em dinheiro.

Contudo, ao comprar o veículo a vista os descontos são bastante relevantes, onde você gastará muito menos do que o normal.

Além disso, ao comprar a vista, tudo é mais rápido, no caso de processos burocráticos, é como se todo mundo acelerasse tudo para realizar a compra mais rápido.

5 – Comprar de conhecidos

Se uma pessoa próxima estiver vendendo o veículo, você poderá ter maior flexibilidade no pagamento. Contudo essa opção pode ser a menos segura e viável.

Contudo, muitas vendas são feitas de baixo do tapete com o famoso boca a boca. Embora você possa conseguir melhores preços e flexibilizações, poderá ter encontrar imprevistos e danos nos veículos de forma imprevista, pois nesse tipo de venda, a revisão do veículo acaba sendo deixada para trás, e se ele tiver com problemas, você só saberá no momento da compra.

Você ainda poderá oferecer levar num mecânico para a vistoria, contudo, é um gasto a mais que deve ser levado em consideração.

Ainda mais, problemas com documentação e demais tramites podem ocorrer. Enfim, é o método que mais pode dar dor de cabeça, mas ter flexibilização financeira caso seja seu maior problema.

Bom, agora que você sabe das melhores formas de comprar um carro, iremos listar algumas instituições financeiras que indicamos para empréstimos ou consórcios.

Instituições para empréstimo e consórcio

Empréstimo

  1. Seu banco.
  2. Banco do Brasil.
  3. Bradesco.

Consórcio

  1. Rodobens.
  2. Porto Seguro.
  3. Recon.

Gostou da dica? Agora é com você! Siga os passos e encontre a melhor forma de comprar um carro.

Temos uma planilha de gastos para te ensinar a controlar as finanças. Também existem diversos aplicativos de controle financeiro para você ficar de olho em tudo em poucos cliques.

Não perca mais de nossas dicas em nosso site Gestão de Crédito. Além de outras opções de Cartão de Crédito.