fbpx

Previdência Privada: A sua aposentadoria sem CLT

Quando se trata de provisão para idosos você não deve confiar apenas nas remunerações das aposentadorias estatais. Quem deseja segurança financeira suficiente na velhice tem mais a ganhar ao aproveitar as vantagens da previdência privada.

Com previdência particular você recebe uma pensão complementar vitalícia. Os benefícios garantidos na celebração do contrato explicam o sucesso desta forma de investimento nos dias atuais, desde que as cláusulas contratuais se mantenham até a hora da aposentadoria.

Valores das parcelas

Mais valores de pagamentos aumentam a garantia da pensão, ao passo de que as isenções em geral levam à redução no valor de garantia.

Os benefícios crescem por participação nos lucros e superávits finais para clientes em conformidade com contratos. Dessa maneira uma previdência privada aumenta a cada ano contratual.

Períodos de garantia

Para que os dependentes não fiquem “abandonados” quando o fornecedor morre pode ser acordado o chamado período de garantia da pensão.

O cônjuge, os filhos ou outra pessoa a ser cuidada recebe os benefícios do seguro de previdência privada pelo tempo acordado em termos contratuais.

Para garantir que todo capital do contrato seja pago aos dependentes sobreviventes alguns planos oferecem um pagamento fixo. A seguradora paga o restante do contrato, menos as pensões já quitadas aos titulares quando vivos.

Um plano para a longevidade

Em média, a expectativa de vida aumenta continuamente. Isso se aplica a todos da população, e, especialmente, às profissões liberais, como médicos, dentistas e farmacêuticos.

A previdência privada é instrumento que garante um pagamento ao longo dos anos. Dessa forma você pode esperar uma aposentadoria mais segura, durável e saudável.

Na discussão sobre qual forma de provisão para idosos é a que traz o maior benefício aos aposentados o raciocínio de alguns defensores autoproclamados do consumidor se reduz a uma simples comparação dos retornos brutos entre planos estatais e privados.

No entanto, algumas das vantagens decisivas da previdência privada são ignoradas. Somente se as levar em consideração você poderá obter uma comparação justa com outros produtos previdenciários – nos quais ela está à frente.

Para saber mais sobre a previdência privada, acesse o site oficial da caixa clicando aqui.

Como funciona a previdência privada?

A pensão privada é uma forma flexível de provisão para idosos. Os tomadores devem decidir sobre um serviço adequado, o prazo e prêmios mensais, tudo previsto em cláusulas contratuais.

Considerando alguns contratos, qualquer pessoa pode ser nomeada como beneficiária em caso de morte, conforme indicado no contrato firmado entre empresa fornecedora e beneficiário.

No que diz respeito aos incentivos fiscais se aplica o seguinte em alguns países: Nenhuma dedutibilidade tributária das contribuições, apenas uma pequena parcela da renda é tributada na fase de aposentadoria.

As respectivas vantagens e desvantagens da previdência privada devem ser ponderadas antes de você se decidir pela contratação:

Vantagens da previdência privada

A principal vantagem é o fato de a seguradora pagar uma pensão complementar ao longo da vida. Fiel à designação, ela flui enquanto você vive e os fornecedores assumem o “risco de longevidade”.

Previdência privada é segura. Assim que você concluir o contrato descobrirá qual pensão adicional pode esperar – desde que as cláusulas sejam atendidas pelo prazo acordado adequadamente.

Quaisquer pagamentos adicionais que você possa fazer aumentam ainda mais essa garantia. Como alternativa, o valor garantido também é reduzido se, por exemplo, o cliente reivindicar uma isenção do prêmio por motivos imprevisíveis.

Com o chamado “período de garantia da pensão” os dependentes sobreviventes não ficam de mãos vazias se o provedor morrer. Em resumo: A flexibilidade aos recebimentos é grande no seguro de previdência privada.

Previdência privada e as suas desvantagens

A previdência privada é uma “aposta” entre você e a companhia de seguros.

Quem morre logo após a aposentadoria e não concorda com o período de garantia da pensão ou o pagamento da quantia fixa sofre prejuízos. Nesse caso, os créditos do contrato permanecem com a companhia.

Uma desvantagem da previdência privada é o fato de as mulheres receberem pagamentos menores do que os homens, por causa da expectativa de vida longa ao público feminino. Se a mulher morrer mais cedo fica com um prejuízo superior.

Os críticos também apontam para o baixo retorno do seguro de previdência privada. Isso resulta em desvantagens aos aposentados, na medida em que antes precisam investir um valor maior para receberem mais futuramente.

Enquanto isso, melhores retornos podem ser alcançados por meio de contratos de pensão vinculados ao seu posto de trabalho.

Vale a pena?

A cada dia se percebe uma verdadeira confusão na aposentadoria estatal, com milhões de pessoas na fila a espera de conseguirem se aposentar para receber valores insatisfatórios.

Para não sofrer com os apuros que este momento pode gerar é recomendado participar da previdência particular com suas clausulas específicas conforme cada caso.

Não se esqueça de reservar dinheiro para investir em outras áreas e ampliar as chances de ter mais renda durante a velhice.

Caso você tenha trabalhado como CLT você terá vantagens a mais em sua aposentadoria, clique aqui e saiba mais.