fbpx

Seguro Automóvel: Saiba como funciona e como contratar

Contratar um seguro automóvel pode parecer um pouco complexo inicialmente. Isso porque, há muitas opções entre empresas e planos de seguros.

Portanto, um dos passos iniciais é entender como funciona antes de contratar. Acompanhe o artigo e conheça algumas modalidades de planos e coberturas para o seguro do seu automóvel.

 

O que é um Seguro Automóvel?

O Seguro automóvel é oferecido por instituições e empresas, tais como, bancos, corretoras entre outras voltadas a serviços de seguros no geral. Com isso, pretende-se garantir segurança contra roubo entre outros adicionais.

Dessa maneira, é firmado um contrato entre o cliente (segurado) e a instituição. Portanto, será formalizando a modalidade de seguro e garantias que serão administradas por uma empresa específica. 

Sendo assim, o seguro automóvel é uma maneira de obter um serviço visando preservar o automóvel, de riscos. Além disso, ao contratar um seguro é possível escolher com base nas suas necessidades a melhor opção. Portanto, é possível optar entre os variados recursos e garantias que o mesmo oferece.

Isso porque, o seguro também funciona como uma espécie de assistência onde o segurado poderá solicitar serviços emergenciais, como prestabilidade de resgate, através do guincho por exemplo.

 

Garantias do Seguro Automóvel

Como mencionado acima, o seguro veículo oferece garantias ao cliente em busca de segurança e serviços considerados adicionais. Dentre todas as vantagens e benefícios que um seguro pode promover as mais convencionais são:

  • Roubo Parcial/total do automóvel
  • Furtos ou roubos de objetos e equipamentos sendo eles originalmente componentes do automóvel
  • Acidentes classificados como 
  • Explosões e incêndios
  • Avarias ocasionadas por alagamentos/enchentes/inundações

As garantias são classificadas como  indenizatórias entre prejuízos e perdas. Sendo assim, as coberturas por danos materiais ou perda são reembolsadas ou recuperadas. 

 

Tipos de coberturas Básicas

  • Contra roubo e incêndio.
  • Além de cobertura contra incêndio e roubo, inclui cobertura contra danos ocasionados por  colisões, no entanto somente no veículo segurado.
  • Danos de terceiros: Esta modalidade de cobertura aparecerá no contrato como RCF-V. Sigla para, Responsabilidade Civil Facultativo de veículo e cobre danos envolvendo terceiros. Sendo eles, danos materiais morais e pessoais. 
  • Passageiros: Nessa modalidade conhecida como APP é a sigla para: Acidentes Pessoais de Passageiros: Se refere a danos ocasionados a pessoas no automóvel. Sendo assim, a cobertura auxilia danos físicos e até mesmo em casos de morte.

 

Coberturas adicionais

As coberturas adicionais são as classificadas como plano de cobertura adicional e pretende deixar o serviço mais completo. Nessa modalidade de seguro automóvel é possível incluir serviços adicionais. No entanto, há a cobrança sobre eles. Tais serviços inclui:

  • Assistência 24hs para o automóvel – Nesta modalidade de cobertura adicional são variados os tipos de serviços oferecidos 24h. No entanto, mesmo dentre tantas variedades que esses serviços podem oferecer, todos deverão ser gratuitos ao segurado.  
  • Carros reserva com as despesas do aluguel arcada pela seguradora 
  • Blindagem
  • Acessórios que fazem parte do veículo cobertos, sendo eles originais ou não

Vale destacar que dentro dos adicionais há uma variedade de serviços e apenas citamos os mais comuns. Há também opções de pagar para ter todos os riscos cobertos.

Dessa maneira, fica como opção para cada perfil de contrato, portanto, ao acionar uma seguradora é importante verificar quais são os adicionais mais apropriados para cada cliente

 

Apólice Seguro Automóvel

Após constatar qual o tipo de seguro você precisa, ou seja, coberturas básicas e adicionais,  deverão ser incluídas na sua apólice de seguro. É por meio da apólice que o contrato do serviço é estabelecido e deve estar constando detalhadamente nas cláusulas da apólice. 

Além disso, as condições gerais relacionadas aos serviços de proteção e suporte propostos, devem estar declaradas na apólice. portanto deve conter: 

  • Condições Gerais- Sobre o seguro e empresa que irá se responsabilizar por sua apólice 
  • Condições particulares e coberturas adicionais
  • Valor do seguro
  • Forma de pagamento 
  • Vigência do contrato
Gestão de crédito Seguro Automóvel corpo

foto criado por jcomp

Vigência do Seguro Automóvel

A vigências dos seguros para automóvel tem um prazo para começar e para terminar. Após escolher o seguro, conferir sua apólice e firmar com a seguradora, haverá um período para ele começar a ter validade.

Além disso, há também a determinação de tempo que a apólice irá durar. 

A maiorias das vigências começam a contar após aprovação de vistoria feita no automóvel para avaliação e aprovação da seguradora.

 

 Onde contratar o Seguro Automóvel

Atualmente existem muitas empresas que oferecem seguros para automóvel. Isso porque, a maioria reserva espaço para quem procura o melhor seguro e condição de pagamentos. Vale ressaltar que um consultor de seguros irá reunir seus dados e mediante suas necessidades apresentar propostas que ficarão a sua escolha e sem custos. 

Sendo assim, será necessário fazer cotações em diferentes empresas para avaliar as propostas e assim então solicitar o seguro que apresentar a melhor proposta dentro das condições. Através do site da SUSEP – Sigla para: Superintendência de Seguros Privados é possível aprofundar as informações e ajudar a decidir.

Agora que sabe como funciona um seguro de automóvel, confira outros conteúdos relacionados ao planejamento financeiro para auxiliar nas decisões.