Seguro DPVAT é o sistema indenizatório oferecido como seguro para vítimas de acidentes de trânsito. Saiba como ele funciona, como é feito o pagamento e como pode resgatar.
Índice
Seguro DPVAT
O seguro DPVAT é um programa nacional de seguro onde ampara milhares de brasileiros vítimas de acidente de trânsito. O mesmo foi estabelecido através da lei n° 6.194 desde o dia 19 de janeiro do ano de 1974.
O seguro social conhecido como DPVAT é a sigla para: Danos Pessoais Por Veículo Automotivo Terrestre. Isso significa que, é o meio utilizado para cobrir danos em circunstancias onde acidentes ocasionados por motoristas geram despesas e vítimas.
No entanto, assim como a maioria das normas estabelecidas para o funcionamento de uma lei, tem requisitos e situações específicos para os quais é destinado.
Portanto, é necessário entender como ele funciona, quando o mesmo pode ser acionado e o que ele cobre.
Como funciona
Anualmente os portadores de veículo automotivo pagam a taxa do seguro DPVAT. A mesma é conhecida como seguro obrigatório. Sendo assim, o pagamento do seguro social deverá ser efetuado antes do licenciamento e pagamento do IPVA.
Portanto, o licenciamento do veículo e o pagamento do IPVA só podem ser realizados após o quitação da taxa do mesmo.
Além disso, o valor do seguro recolhido, além de indenizar pessoas envolvidas em acidente de trânsito também repassa parte deste montante para outros departamentos públicos.
Sendo assim, 50% da taxa de DPVAT é destinado a outros departamentos como o SUS e DENATRAN, e o restante às vítimas de acidente de trânsito.
O que o Seguro DPVAT cobre?
Dentro do âmbito nacional o seguro cobre de maneira ampla, todas as pessoas vítimas e danos pessoais, resultantes de acidente de trânsito. Isso significa que, o segurado terá direito a receber a assistência nas seguintes situações:
- Despesas médicas, hospitalares, farmacêuticas das vítimas
- Acidentes que acarretam em morte. Condutor, passageiro ou pedestre. Dessa forma, os familiares podem requerer a indenização.
- Acidentes que resultam em perda total ou parcial das funções de membros/órgãos
Quem precisa pagar o DPVAT?
Todo cidadão brasileiro ou estrangeiro em território nacional que possua veículo deve pagar o seguro DPVAT. No entanto, o valor da taxa difere para cada veículo mediante modelo, ano entre outros .
Por isso, para saber qual o valor do seguro é necessário consultar a tabela de seguro anual. A mesma fica disponível no site dos setores responsáveis por essa gestão pública.
Além disso, há o calendário de pagamento onde através dos dados do veículo é possível conferir o valor da taxa conforme a categoria do veículo. Caso queira conferir o valor do seguro DPVAT 2020, basta clicar aqui.
Sobre o valor da indenização ou reembolso
Os valores da indenização, pode variar de acordo com o tipo de dano resultante do acidente de trânsito. Sendo assim, para cada situação mencionada acima há um valor específico.
Dessa maneira, para saber o valor da indenização é necessário apresentar documentação. Através dos documentos é feita a análise e definido o valor da indenização.
Além disso, há o reembolso com despesas através do DAMS- Despesas Médicas e Suplementares. Portanto, o segurado poderá através de comprovação dos gastos, solicitar o reembolso dos valores gastos durante o processo de recuperação.
Existe prazo para dar entrada no seguro?
Sim! O prazo começa a ser contabilizado a partir da data do ocorrido. Dessa maneira, é possível dar entrada no seguro social com até três anos após o acidente. No entanto, há a necessidade da apresentação de documentos que comprovem o motivo da solicitação.
Após dar entrada, o seguro social poderá ser liberado com até 30 dias, caso esteja tudo conforme os requisitos para receber.
Como pedir indenização pelo seguro DPVAT?
A administradora Líder é o setor voltado ao público que se encarrega pelos processos indenizatórios através do seguro DPVAT. A mesma, é encarregada pelas solicitações e processos de indenização.
Portanto, para tratar de qualquer assunto relacionado ao seguro social é necessário entrar em contato com este departamento.
Como efetuar o pagamento?
Caso queira retirar a sua guia de pagamento basta clicar aqui preencher com os dados do veículo e posteriormente pagar nas agências autorizadas a receber.
Neste link você pode consultar os locais que recebem de acordo com o seu estado ou município. Sendo assim, para cada localização há um centro de atendimento disponível.