TED e DOC: Qual a diferença e como funcionam

Propaganda

Provavelmente, quem já precisou efetivar alguma transferência bancária já se deparou com essa questão, fazer um TED ou DOC?

Ambos têm basicamente a mesma função e são opções que os bancos oferecem para efetivarmos uma transferência bancária. Isso significa que, ao realizar uma transferência, ou seja, tirar o dinheiro de uma conta e transferir para outra, é possível optar entre TED e DOC.

No entanto, embora tenha a mesma função eles apresentam diferenças. Por isso, ainda que seja parte de um dos serviços mais comuns, ainda gera dúvidas sobre como funcionam e qual a diferença entre eles.

Portanto, se está em dúvida sobre o que é como funcionam e qual a diferença, acompanhe o artigo e saiba mais sobre essas modalidades de transação bancária.

 

TED e DOC: O que são?

Como mencionado acima, TED e DOC são serviços financeiros disponibilizados pelos bancos para efetuar transferência de valores de um banco para outro. 

Essa transação bancária pode ser feita através dos aplicativos bancários via celular ou atendimento presencial nas agências bancárias.

No entanto, há diferença entre o TED e DOC, por isso, saber como funcionam pode ajudar a evitar, erros na hora de transferir, tarifas altas e também, tempo de espera para efetivar o serviço. 

 

Funcionalidades do TED e do DOC

Embora o TED e DOC sejam recursos financeiros, destinados à mesma função, ou seja, transferência de valores entre bancos, apresentam diferenças. Dessa maneira, permite optar qual deles será mais apropriado no momento da operação. 

 

TED e DOC: Qual a diferença?

A diferença entre TED e DOC está no prazo, ou seja, tempo para contabilizar o valor na conta e tarifa bancária! Além disso, existem regras relacionadas ao horário e dia e também sobre o limite.

Como funciona A TED?

TED, é a sigla para: Transferência Eletrônica Disponível – O mesmo atende as transações no mesmo dia que é feita. No entanto, somente se essa operação for realizada durante o horário de funcionamento permitido. Além disso:

  • Para que o TED seja creditado no mesmo dia, deverá ser realizado em dias úteis  
  • O horário mais apropriado para realizar TED é das 9Hs até às 16Hs. Embora tenha bancos que realizem transações em outros horários, este normalmente é a melhor opção
  • Não exige valor mínimo. Dessa maneira, não limita a transferência de valores baixos
  • Não exige valor máximo. Dessa maneira, possibilita operações de transferência com valores maiores
  • Há tarifa bancária ao realizar este serviço, no entanto, pode variar de banco para banco

Vale destacar que as tarifas e limites para realizar uma transferência através do TED devem ser observadas pelo o cliente correspondente de sua conta. Outra observação, é sobre o horário de operação bancária. Isso porque, existem bancos que creditam TED das

 

Como funciona A DOC?

DOC, é a sigla para: Documento de Ordem de Crédito – O mesmo, atende transações de transferência de valores, de um dia para o outro, ou seja, próximo dia útil. Além disso:

Propaganda
  • DOC realizado até as 22hs horas em dias úteis, será creditado na conta do destinatário no próximo dia útil
  • Também não estipula um valor mínimo de transferência
  • No entanto há limite de valor máximo permanente de R$ 4.999,99 
  • A tarifa bancária do DOC, é inferior à do TED, no entanto, também pode variar de acordo com cada banco

 

Sobre tarifas e limites bancários 

Vale destacar que os limites em valores permitidos para realizar TED e DOC, podem ser limitados pelo tipo de conta ou banco correspondente.

Sendo assim, mesmo que não haja limite máximo no TED, o banco limita como medida de segurança para transações eletrônicas. No entanto, se o limite permitido pelo seu banco for considerado baixo, é possível solicitar alteração. 

Pessoas que precisam usar este serviço constantemente podem se deparar com essa limitação e não conseguir efetivar todas as transferências. Portanto, é fundamental estabelecer os limites da sua conta para atender sua demanda de acordo com sua necessidade.

Para alterar limites das transações bancárias entre em contato com o seu banco. 

 

Como conferir os valores das tarifas bancárias

Através da FEBRAN – Federação brasileira de bancos, é possível conferir todas as taxas de serviços de acordo com cada banco. 

Dessa maneira, uma ferramenta que permite fazer uma análise para avaliar qual a menor tarifa de serviço e assim saber quanto irá gastar com transações bancárias.

Portanto, para conferir o sistema, clique aqui e acesse o sistema de tarifas para serviços financeiros da FEBRAN. Portanto, faça sua pesquisa e comparações sobre taxas de serviços de acordo com cada banco. 

Propaganda

Veja mais dicas sobre educação financeira clicando aqui.

Sair da versão mobile