fbpx

Franquias: Tudo o que você precisa saber sobre Franquias

Propaganda

Gostaria de investir em uma franquia mas não sabe por onde começar e quais são as melhores opções? Nós vamos te ajudar com a sua busca.

O que é franquia

É um tipo de negócio que visa transferir conhecimento interno de uma empresa através da expansão da mesma, ou seja, ao optar por esse tipo de negócio você automaticamente já possui partes do modelo de negócio realizado como a imagem da marca, lista de contatos de provedores, treinamentos, etc.

Ou seja, abrir uma franquia é investir em uma marca que já foi testada e já esta consolidada dentro do mercado de trabalho, limitando assim os riscos que podem surgir ao abrir um novo negócio.

franquia - mulher e homem fechando negócio

 

O que você deve saber antes de contratar uma franquia?

Antes de tomar a decisão de se tornar um franqueado, você deve compreender o que é exigido para realizar esse objetivo. Abaixo explicamos os conceitos básicos necessários para conseguir avaliar a franquia escolhida.

Nicho

Primeiramente, você deverá escolher um nicho de trabalho, ou seja, qual tipo de serviço você quer oferecer. Alguns exemplos de nichos são: esporte, educação, alimentação, etc.

Lembre-se que é importante escolher um nicho no qual você se sinta confortável trabalhando, pois você deverá dedicar grande parte das suas horas diárias focado em evoluir e crescer seu negócio.

Território

O franqueado deverá realizar uma busca de locais para a abertura do estabelecimento, esse local normalmente deverá ser aprovado pela empresa. No caso do nicho alimentício, por exemplo, é de extrema importância a busca de um local adequado, porem, existem outros nichos com opção home based, ou seja, no qual você não precisa ter um local físico para trabalhar e o serviço pode ser realizado remotamente.

Know-How

Know-How é um termo em inglês que literalmente significa “Saber como” e ele é muito comum no mundo corporativo, pois faz referência à saber como fazer algo. Ou seja, saber como realizar uma determinada atividade.

Quando uma empresa compartilha o know-how, significa que ela compartilhará toda a informação que ela possui sobre suas atividades, através de treinamentos e auxílios que serão prestados ao franqueado.

Circular de Oferta de Franquia – COF

O COF é um documento regido pela lei nº8.955, que possui todos os dados da empresa que serão relevantes o candidato a franqueado possuirá 10 dias para avaliar o COF sem pagar taxa ou assinar pre contrato ou contrato.

A taxa deve ser paga no momento de assinar o COF, e logo, será indicado sobre os próximos prazos e passos, como por exemplo, quando a empresa deve ser aberta, como funcionam e como serão as capacitações, etc.

Recomendamos que sempre verifique quais selos a empresa possui e se os mesmos são confiáveis assim como ABF ou SEBRAE.

Taxa da franquia

A taxa de franquia é o valor pago pelo franqueado logo após efetuar a assinatura do COF. Essa taxa é única e fixa e é relacionada à concessão dos usos da marca. Normalmente ela ajuda a nos gastos com o processo de seleção do candidato, nos treinamentos e suportes prestados. Essa taxa deve aparecer no COF sem exceções.

Royalties

Diferente da Taxa da Franquia, os Royalties são taxas mensais que podem ser vinculadas ao faturamento bruto ou liquido da empresa. Além de ser uma taxa de pagamento pelo uso da marca ao dono, essa taxa também serve para ser investida em suportes, treinamentos e auxílios ao franqueado.

Propaganda

Capital de giro

O capital de giro é o dinheiro necessário para bancar a continuidade do funcionamento da sua empresa. Ele garante recursos de financiamento aos clientes em compras à prazo, ele mantem os estoques e assegura o pagamento aos vendedores, assim como salários e custos operacionais.

A franquia normalmente indicará qual o valor inicial de capital de giro, porem, para que o franqueado tenha uma noção do valor, ele pode realizar uma conta simples: somar os valores que você possui , ou seja, o valor do seu estoque e das contas que você recebe e logo subtraia o valor das despesas, impostos e contas à pagar.

Esse valor garante o funcionamento da empresa por algum tempo, além disso, é importante que você conheça o fluxo de caixa da empresa.

Fundo de marketing

O fundo de marketing deve ser sugerido pela franqueadora seguindo determinadas diretrizes, eles indicarão quais são as ações que poderão ser investidas. O fundo de marketing estabelece basicamente a comunicação entre todas as franquias, pois independentemente do local à ser investido, as franquias devem manter as mesmas qualidades e padrões.

O valor separado para o fundo de marketing pode variar entre 2% à 5% do faturamento da empresa, mas isso pode variar dependendo do contrato estabelecido.

franquia : mulher e homem batendo as mãos por sucesso

Porque investir em franquia

Você já deve ter ouvido falar em O Boticário, McDonalds, Subway, não é mesmo? Contratar uma franquia é já possuir toda a segurança e apoio que a marca irá te proporcionar.

O franqueador estará mais seguro pois a empresa já é conhecida e já possui um público alvo determinado, portanto, as chances de que o negócio falhem são pequenas. É uma marca que já foi testada e deu certo.

Além disso, o franqueador esta interessado no seu sucesso, portanto vai te prestar todo o apoio necessário para que seu negócio dê certo, aumentando assim a garantia do lucro e do sucesso.

Tipos de franquias

Franquia unitária

Esse tipo de franquia atua com exclusividade em um local determinado pelo franqueador. Ou seja, não poderá ser aberto outra franquia com os mesmos parâmetros no local indicado por contrato.

Franquia Master

Esse tipo de franqueado poderá assina um contrato que lhe possibilita a implementação e terceirização de novas unidades em determinada região. Ou seja, ele não será o dono da empresa, mas poderá organizar a venda e a implementação de novas franquias no local descrito por contrato.

Franquia de Desenvolvimento de Área

Os direitos de exploração de uma região dão dados à o franqueado, para que ele possa abrir mais de uma franquia em um determinado período de tempo. Ele inclusive poderá vender unidades na região delimitada e cobrar taxas e royalties. Todos os contratos serão fechados com o franqueador.

Propaganda

As Microfranquias

Com um investimento inicial abaixo de R$90 mil até R$5 mil, as microfranquias são famosas por possuir baixo custo operacional e fácil operação, atividades que muitas vezes, sem experiência, são facilmente realizadas pelo franqueado. É uma boa opção para empreendedores sem experiência que não possuem tantos recursos para investir.